Blue Systems patrocinará o Kubuntu

Blue Systems patrocinará o Kubuntu

Recentemente o Kubuntu deixou de receber investimento pago da Canonical, perdendo seu único desenvolvedor contratado. A distro seria mantida então com um foco secundário, mais do que já era, afinal os olhos da Canonical são voltados ao Unity e o resto definitivamente não é prioridade. Para quem critica radicalmente isso, lembre-se que ela precisa se focar em algo, não está errada: é inviável pagar todo mundo para trabalhar em n concorrentes do próprio Ubuntu… Dada a abertura do mundo Linux e os diversos ambientes gráficos, realmente fica complicado preparar uma distro que seja bonitinha para todos. Mas enfim, isso não vem ao caso.

Agora o Kubuntu respira novos ares. O projeto será patrocinado pela Blue Systems, especialmente sua versão 12.10 começando a partir de maio.

Kubuntu

A Blue Systems patrocina diversos projetos do KDE e tentará manter com o Kubuntu a mesma fórmula que ela já usa com sucesso em outros grupos. O Kubuntu não deverá mudar, apenas receber investimento e melhorar. A base continua sendo o Ubuntu – inclusive mantendo compatibilidade com ele. O ambiente continua sendo o KDE… E o desenvolvimento continua sendo comunitário.

O Kubuntu é um dos maiores projetos derivados do Ubuntu. O anúncio no blog oficial cita como referência de uso o projeto brasileiro Linux Educacional, que é baseado no Kubuntu. A proposta é continuar desenvolvendo o sistema, mas com algum dinheiro em caixa, sem depender exclusivamente de voluntários. 

A Blue Systems patrocina vários projetos ligados ao KDE, como o Netrunner, Mint com KDE, KDE Folderview, port QML do Muon Software Center e MenuEditor, entre outros. Os termos da parceria com o Kubuntu não foram divulgados, nem maiores detalhes.

Resta uma pequena dúvida: muitos estão questionando se o nome do projeto continuará sendo “Kubuntu”, uma vez que a Canonical poderá não gostar do novo patrocinador do sistema que ela largou. Aparentemente o nome não irá mudar; caso mude, toda a comunidade atual do Kubuntu não sairia perdendo nada importante, já que o sistema continuaria o mesmo. Na verdade o mesmo não; supostamente seria ainda melhor.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X