Um projetor laser colorido caseiro, usando três ponteiras laser

Um projetor laser colorido caseiro, usando três ponteiras laser

Helmar, um desenvolvedor alemão, criou um projeto no mínimo curioso pela genialidade: usando três lasers (como os usados em apresentações) ele conseguiu criar um projetor RGB, capaz de projetar imagens em cores. O mais interessante é que o projetor foi desenvolvido usando apenas gates lógicos, sem o uso de um controlador ou FPGA. Os únicos controladores são os do DVD player embutido no projetor para gerar o sinal de vídeo:

O projeto começou em 2001 como um projetor monocromático, que usava um laser vermelho para projetar as imagens. Ele é baseado no uso de um espelho poligonal multifacetado, que gira refletindo o laser em diferentes direções, criando a imagem de uma das linhas do vídeo. Assim como em um monitor CRT, a imagem é atualizada na tela linha a linha, de cima para baixo, usando um espelho móvel, que reflete uma linha de cada vez sobre a superfície de projeção. Como a imagem é atualizada 60 vezes por segundo (entrelaçado) o expectador tem a impressão de ver uma imagem completa projetada, assim como em uma TV CRT:

Com a disponibilidade de lasers verdes e azuis que temos atualmente, o projetor decidiu tirar o projeto do armário e atualizá-lo para exibir as três cores, mantendo o mesmo projeto básico, mas agora com três laseres, que são utilizados simultâneamente (continua sendo usado um único conjunto de espelhos) para gerar pixels coloridos.

A simplicidade do projeto é possível através do aproveitamento do sinal RGB emitido pelo DVD player, que faz a parte pesada do trabalho, lendo o DVD e gerando o sinal de vídeo analógico, que é diretamente usado pelos circuitos do projetor, sem necessidade de processamento adicional. Essencialmente, o projetor faz o mesmo que uma TV CRT faria, simplesmente usando o sinal para compor a imagem.

Este vídeo do youtube mostra imagens do projetor de ação (o áudio está em alemão). As imagens são moderadamente claras, mas a qualidade está longe de ser perfeita, já que não existe calibragem de cores, a atualização é feita de forma entrelaçada (metade das linhas de cada vez) e assim por diante, mas o projeto não deixa de surpreender pela genialidade. A página do projeto, também em alemão é a http://www.laser-tv.eu/.

 

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X