Linus Torvalds, criador do Linux, diz que não é mais um programador

Linus Torvalds, criador do Linux, diz que não é mais um programador

Em um bate-papo com o vice-presidente da VMWare, Dirk Hohndel, o finlandês Linus Torvalds, mundialmente conhecido por ter desenvolvido o kernel que possibilitou o que hoje conhecemos como Linux, declarou que sua posição atual na comunidade do software livre é bem diferente comparado com a de anos atrás.

Ele foi bem enfático ao afirmar que não programa mais. Seu papel hoje não é ser mais um programador clássico, posição que o tornou conhecido. Torvalds explica que costuma passar seu tempo respondendo e-mails.

O finlandês ainda tem contato com códigos, numa função mais de curadoria e alterações. “Eu leio muito mais do que escrevo. No fim das contas, meu trabalho é dizer não”, explica Torvalds.

“A maior parte dos códigos que escrevo atualmente são feitos dentro do leitor de e-mail. Se alguém me manda um patch, ou como é mais comum, alguém me envia um pull request, ou então é discutido o próximo pull request, e tem alguma coisa a qual eu reajo, eu digo ‘não, está ótimo, mas…’ e então envio um pseudocódigo”, continuou. “Estou tão acostumado com a liberação de patches que às vezes eu edito patches e envio sem compilar e nem testar, já que escrevi aquilo dentro do aplicativo de e-mail.”, explica Torvalds.

Essa mudança tem relação não apenas com um novo estilo de vida adotado por Torvalds, mas também por sua posição, o respeito e legado que seu nome carrega. Em relação à mudança no estilo da forma como está inserido em toda essa engrenagem que é o desenvolvimento do Linux, podemos pontuar 2018 como um momento interessante de mudança. Naquele ano ele pediu desculpas por seu comportamento explosivo e se afastou temporariamente do mundo Linux.

Três anos antes desse afastamento, o desenvolvedor Sage Sharp (conhecido como Sage) declarou que não podia mais contribuir para uma comunidade que respeitava sua técnica, mas que não podia pedir respeito pessoal. Ele estava se referindo a comunidade de desenvolvimento do software livre. Críticas e essa reflexão de Linus causaram uma mudança interna na forma de encarar a relação com os desenvolvedores, promovendo, entre outras coisas, um ambiente mais amistoso.

A dissonáncia de pensamento em torno da comunidade vem desde o princípio do desenvolvimento do Linux, aspecto que sempre foi fundamental para correções de rota e uma busca pelo melhor resultado. As bases do Linux passam por dois grandes nomes, Richard Stalman, que criou o sistema operacional GNU, e Linus Torvalds, que acabou desenvolvendo o kernel para este sistema, kernel que foi batizado de Linux. A junção ficou como GNU/Linux. 

Enquanto Stalman encarava esse desenvolvimento como um compartilhamento livre, sem qualquer tipo de amarra ou restrição corporativa, Torvalds defendia que os softwares podem ser livres, mas as pessoas que os escrevem podem querer alimentar seus filhos e pagar suas hipotecas.

Nessa mesma live com o vice-presidente da VMWare, Torvalds também disse que o mundo do código aberto é baseado principalmente na comunicação, por isso que manter essa comunicação via e-mail é fundamental. Recentemente o lendário programador também falou sobre uma mudança significativa em termos de hardware que ele colocou em prática. Após 15 anos usando processador Intel, o finlandês passou para AMD.

Abaixo você pode conferir a entrevista completa de Linus Torvalds:

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X