Fim dos DVDs: Apple adota recover via web para o Lion

Fim dos DVDs: Apple adota recover via web para o Lion

O OS X Lion já está disponível na Apple Store, trazendo um conjunto de várias novidades sobre as versões anteriores. Entretanto, uma delas pode representar o início de uma mudança que pode afetar a indústria como um todo.

Em vez de oferecer um DVD de recuperação, ou um utilitário que permita gravar um, como de praxe, o Lion adota o uso de uma pequena imagem de recuperação, que armazena um sistema simples, capaz de conectar o Mac à web e baixar a imagem de recuperação do sistema através dela.

Para os fabricantes, que odeiam a ideia de precisar oferecer DVDs de recuperação (apesar do custo irrisório das mídias) esta soa como uma boa ideia, que assim como outros produtos da Apple deve ser rapidamente copiada.

Para os usuários o conceito tem vantagens e desvantagens. Para quem tem uma conexão rápida, de 8 megabits ou mais e uma quota generosa de tráfego, baixar a imagem de recuperação do sistema não chega a ser um grande problema, já que vai demorar apenas um par de horas. Para estes, provavelmente a ideia soe até bem prática, já que será um disco a menos para guardar. Por outro lado, para quem navega usando uma conexão lenta, ou especialmente uma conexão 3G, a ideia vai soar mais como um pesadelo. Boa ou ruim, esta é uma novidade que deve vir para ficar.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X