Linux Mint Debian Edition Update Pack 4: eliminando o GNOME 2

Linux Mint Debian Edition Update Pack 4: eliminando o GNOME 2

Foi lançado o Update Pack 4 do LMDE, aquela edição do Linux Mint baseado no Debian. O LMDE começou como uma distro rolling release pegando as atualizações mais recentes do Debian Testing, mas se adaptou para um lançamento mais espaçado com “pacotes de atualização” de tempos em tempos. Isso permite manter maior estabilidade e dá um tempo para desenvolver melhor os recursos específicos da distro, sem prejudicar as atualizações constantes com a base do Debian.

Nessa versão está sendo removido o GNOME 2, algo que já foi feito em outras distros. Os pacotes do GNOME 2 conflitam com os do 3. Como alternativa temos o ambiente MATE, que é basicamente um fork do GNOME 2, ou um GNOME 2 renomeado – que não entra em conflito com o 3. O Mint tem uma coisa bem legal que é o mintMenu e o mintDesktop, seu estilo próprio. Independente do ambiente o visual fica consistente, mantendo as mesmas ideias. O mintMenu e mintDesktop foram portados para o MATE, então não há o que perder perto do GNOME 2.

LMDE

O objetivo da distro mesmo é focar o trabalho da interface no Cinnamon, fork do GNOME Shell. Além dele é possível usar o KDE ou Xfce, ou outro ambiente, claro. Neste Update Pack 4 as versões usadas são 4.7.4 do KDE, 4.8 do Xfce, 3.2.2 do GNOME Shell e 1.4 do Cinnamon. O kernel Linux é o 3.2.

Veja mais detalhes no anúncio. O LMDE pode ser baixado aqui.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X