Mastercard anuncia que cartões com tarja magnética serão descontinuados até 2024

Mastercard anuncia que cartões com tarja magnética serão descontinuados até 2024

Os cartões de crédito também estão evoluindo com o tempo, e isso significa que alguns recursos estão com os dias contados. É o caso da tarja magnética, que aos poucos está sendo substituída com a chegada de outras tecnologias para pagamento como os chips e o NFC (pagamento por aproximação).

Leia também:

Nubank libera transferências via WhatsApp Pay com cartão de débito
Mastercard irá aceitar pagamentos em criptomoedas

Pensando nisso, a Mastercard já está de olho no futuro, e nesse futuro as tarjas magnéticas já não existem mais. A empresa anunciou que vai começar a abrir mão delas, e o que se espera é que até 2033 não tenha mais nenhum cartão com tarja magnética circulando e, para isso, começará a descontinuá-los a partir de 2024.

Mastercard diz não a tarja magnética no futuro

tarja magnética

Segundo comunicado da empresa, a partir de 2024, todos os cartões com a bandeira vão ser atualizados e com isso, virão sem a tarja, que remete a uma tecnologia dos anos 60 e que já nem é mais tão utilizada hoje em dia. É o fim do “passar o cartão”.

Na publicação, a empresa deu o valor para esse tipo de tecnologia, honrando a sua história. Porém, como praticamente tudo que evolui, alguns recursos vão ficando para trás, como é o caso.

“A chegada da tarja magnética mudou tudo isso. Uma inovação do início da década de 1960 amplamente creditada à IBM , a tarja magnética permitia que os bancos codificassem as informações do cartão em uma fita magnética laminada na parte de trás. Ele abriu o caminho para terminais de pagamento eletrônico e cartões com chip, oferecendo mais segurança e autorização em tempo real, ao mesmo tempo que facilitou a aceitação de cartões por empresas de todos os portes. Essa faixa fina permaneceu um elemento fixo em bilhões de cartões de pagamento por décadas, mesmo com a evolução da tecnologia.”

tarja magnética

Com essa decisão, a Mastercard se torna a primeira empresa a descontinuar a tarja magnética em seus cartões. Inicialmente os primeiros países que vão começar a atualização a partir de 2024 são alguns da Europa. Nos Estados Unidos, como a adoção do chip acontece ainda de forma mais lenta, deverá ser um dos últimos, só em 2027.

A Mastercard prevê que até em 2029, nenhum cartão da empresa tenha tarja magnética. E em 2033, eles sejam totalmente extintos em praticamente todas as bandeiras disponíveis. Aqui no Brasil é possível que isso ocorra de forma ainda mais rápida.

Fonte: Mastercard

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X