Meta anuncia IA capaz de criar metaverso com comando de voz

Meta anuncia IA capaz de criar metaverso com comando de voz

A Meta está mostrando o quanto anda empenhada em fazer com que seu metaverso seja completo e que mais pessoas estejam dispostas a experimentá-lo. A novidade da empresa dessa vez foi a apresentação de um sistema de inteligência artificial capaz de construir todo um mundo virtual ao redor do usuário apenas com comandos de voz.

Quem esteve na demonstração mostrando como tudo acontece na prática foi o próprio CEO da empresa, Mark Zuckerberg, em seu avatar do metaverso. O sistema foi exibido durante um evento ao vivo.

Leia também:

O metaverso custou ao Facebook US$ 10 bilhões em 2021
Meta (Facebook) sofre a maior queda de valor de mercado da história

Metaverso construído por inteligência artificial

Metaverso

Na demonstração ele revela que o nome dado ao sistema de inteligência artificial é Builder Bot, que em tradução livre seria um Bot Construtor. Um dos objetivos desse conceito seria atrair cada vez mais pessoas experiências novas e diferentes dentro do mundo virtual (o metaverso) da Meta Horizon.

Também é uma forma de avançar significativamente a tecnologia de IA criativa que é capaz de gerar arte através de máquina. No vídeo de demonstração pré-gravado e exibido no evento, Mark Zuckerberg mostra como acontece o processo de criação usando o Builder Bot.

Primeiro, ele começa com um comando mais geral, pedindo para que fossem a um parque, porém muda de ideia e pede para que sejam colocados em uma praia. Rapidamente o Bot consegue criar um mundo virtual ao redor do avatar simulando um espaço de uma praia de forma 3D caricatural com areia e água ao redor.

Nesse momento, Mark revela que todo o processo é gerado por inteligência artificial. A partir daí eles dão vários outros comandos como o de adicionar nuvens no céu, uma ilha na água, uma mesa com um aparelho de som em cima, bebidas, gaivotas e até mesmo um hidrofólio.

Ao final, ele pergunta se o aparelho de som funciona e pede para tocar uma música tropical, o que acontece, mostrando que é possível interagir com os objetos criados (embora a música possa ter vindo de um áudio geral de fundo). Confira:

Evolução dos sistemas de inteligência artificial

Hoje em dia é notável o quanto a inteligência artificial vem sendo trabalhada nesse sentido e como muitas delas já demonstram a geração de arte como imagens e desenhos através de comandos de texto. Exemplos são o DALL-E da OpenAI, o GauGAN2 da Nvidia e o VQGAN+CLIP.

Além disso ela já está presente até mesmo em aplicativos ao alcance de todos, como é o caso do Dream da Wombo que é capaz de criar uma obra de arte através de uma descrição de texto.

Porém todos esses sistemas criam imagens em 2D, nem sempre tão realistas e, sem opção de componentes interativos. Segundo a Meta, o Builder Bot utiliza o comando de voz para adicionar objetos 3D no ambiente virtual, e com isso os usuários podem interagir. A empresa revela que está trazendo mais opções de interações.

Mark Zuckerberg revelou que “Você poderá criar mundos diferenciados para explorar e compartilhar experiências com outras pessoas apenas com sua voz” durante a palestra do evento.

Mas o Builder Bot não foi o único anúncio da ocasião, já que a Meta revelou outros sistemas de IA durante o evento. Um deles é uma promessa de tradutor de idioma universal, capaz de funcionar com qualquer idioma. O sistema será capaz de entender o contexto das falas e traduzir em tempo real para os usuários dentro do metaverso. O objetivo é justamente romper as barreiras linguísticas entre os usuários.

Zuckerberg ainda revelou que existe de fato grandes desafios em trazer um tipo de interatividade mais sofisticada e com a liberdade de opções diante de uma ferramenta como essa. Usuários podem fazer pedidos para conteúdos que sejam ofensivos e o próprio sistema de IA pode acabar reproduzindo preconceitos e estereótipos humanos.

Por isso, por enquanto, ele não estará disponível na plataforma social VR da Meta, porém já revela que faz parte para um plano futuro.

Fonte: theverge

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X