Microsoft facilita acesso aos arquivos do Linux pelo Windows 10

Microsoft facilita acesso aos arquivos do Linux pelo Windows 10

A Microsoft liberou para os membros do programa Insider a Build 19603, com diversas novas possibilidades, como a capacidade de acessar uma página bem organizada com os principais recursos que uma atualização adicionou ao sistema, e o gerenciamento nativo de arquivos RAW da Canon. Entretanto, o que chamou mesmo atenção com essa nova Build é a expansão do acesso aos arquivos de uma instalação Linux, possibilidade presente no Windows 10 desde a Build 1903, mas agora o processo é muito mais fácil.

Com o Windows 10 19603, a Microsoft promoveu uma integração direta do sistema de arquivos Linux diretamente no explorar de arquivos do Windows. O acesso é realizado através do clique no ícone do Tux, mascote do Linux, localizado no canto direito do explorador de arquivos. Ao clicar no ícone, o usuário tem acesso aos arquivos das distribuições Linux instaladas. Na imagem abaixo há um exemplo de uma máquina com duas distribuições Linux instaladas, a openSuse e o Ubuntu. Clique aqui para conferir as melhores distribuições GNU/Linux.

A introdução de mais esse recurso de integração entre o Linux e o Windows 10, é mais uma etapa de um projeto que a Microsoft começou a implementar em 2016, com o lançamento do  WSL (Subsistema Windows para Linux), incluído a partir da Build 1607 do Windows 10. Neste mesmo ano a Microsoft se tornou um membro do Linux Foundation, organização instituída em 2000 que tem como objetivo incentivar o código aberto.

Como explica a Microsoft em seu site oficial, o WSL permite que os desenvolvedores executem um ambiente GNU/Linux, incluindo a maioria das ferramentas de linha de comando, utilitários e aplicativos, diretamente no Windows, sem modificações e sem a sobrecarga de uma máquina virtual.  A partir da versão 2 do WSL, lançada em maio de 2019, a Microsoft implementou um kernel Linux completo e personalizado por sua própria equipe.

Essas são ações que mostram o compromisso da administração Satya Nadella, CEO da Microsoft, em cultivar uma relação muito mais próxima com a comunidade do software livre, em particular com todo o universo GNU/Linux.

Outras novidades implementadas com a Build 19603

Limpeza de disco com recomendações

No recurso limpeza de disco, útil para liberar espaço da unidade de armazenamento do dispositivo, foi adicionado recomendações para indicar aos arquivos do usuário pouco usados ​​ou já sincronizados na nuvem ou mesmo particularmente pesados ​​e baixados recentemente.

Gestão de arquivos RAW CR3 (Canon)

Se você é usuário de um produto Canon, ficará feliz em saber que a Microsoft está adicionando gerenciamento nativo de arquivos RAW CR3 da Canon com essa compilação. A instalação do RAW Image Extension é necessária.

Novos controles multimídia

A Microsoft revisou a interface de controle multimídia, que permite controlar o volume ou parar de reproduzir um vídeo ou música.

Destaque para os novos recursos implementados

Nova seção do Windows Update que destaca novos recursos nas principais atualizações do sistema.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X