Intel, AMD e outros fabricantes abandonarão porta VGA em 2015

Intel, AMD e outros fabricantes abandonarão porta VGA em 2015

A Intel anunciou planos de encerrar o suporte aos tão utilizados conectores analógicos VGA e LVDS em seus processadores e chipsets em 2015 e 2013, respectivamente. Além disso, a gigante dos chips formou uma equipe com outros titãs da indústria, incluindo AMD, Dell, Lenovo, Samsung e LG para deixarem de lado tais interfaces antigas em prol de conexões mais modernas e com maiores capacidades, como o DisplayPort e HDMI.

Os planos da AMD também são parecidos: a empresa pretende começar a eliminar as conexões VGA e LVDS da maioria de seus produtos em 2013, com expansão para todos os produtos da marca em 2015. Entretanto a AMD tem uma adição: neste mesmo período, abandonará o padrão DVI-I.

Durante seu anúncio à imprensa, a Intel afirmou que o HDMI está sendo cada vez mais usado em PCs para conexão fácil com eletrônicos em geral, bem como TVs, enquanto o DisplayPort é esperado que se torne a saída mais usada para monitores e projetores.

Os dois acima citados suportam resoluções muito maiores e ainda uma maior gama de cores que o conector VGA, que já tem seus 20 anos nas costas. Além do visual mais aprimorado, a Intel afirma que os padrões DisplayPort e HDMI consomem menos energia, logo são melhores para a autonomia de baterias em sistemas portáteis.

Já a AMD afirma que “padrões de telas estão evoluindo rapidamente, com novos recursos como o suporte a múltiplas telas, 3D estereoscópico, maiores resoluções e aumento na profundidade de cor passando de um uso mais restritivo para uma aplicação em massa. VGA, DVI e LVDS não mantiveram o ritmo.”

Apesar do LVDS ter uma interface digital, a Intel também diz que o DisplayPort é muito mais eficiente que este, tanto em recursos quanto em consumo. Como o LVDS é um conector usado internamente, ou seja, os usuários não conectam ou desconectam portas LVDS por aí, é provável que a transição deste seja imperceptível aos usuários finais. Entretanto, tomara que a morte dos VGAs não atrapalhem da vida dos consumidores; mas com a saída dos monitores CRTs do mercado, era esperado que as portas VGAs um dia sairiam do caminho.

Porta VGA: vai virar peça de museu

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X