Microsoft Security Essentials identifica Chrome como malware

Microsoft Security Essentials identifica Chrome como malware

Em geral o Security Essentials, anti-vírus da Microsoft, sempre teve reviews positivos. Gratuito, fácil de usar, leve (quando comparado às soluções de terceiros)… E eficiente dentro do que se propõe. Mas ele deu uma mancada nesta semana, identificando o Chrome como vírus.

Ele era bloqueado ou removido, sendo identificado como um malware do tipo “PWS:Win32/Zbot”. O Google postou no blog do Chrome as instruções para corrigir o problema. Basicamente basta atualizar as definições do MSE e a seguir desinstalar e instalar o Chrome novamente – não basta uma reinstalação “por cima”.

Uma atualização para tentar reparar o Chrome está sendo preparada.

Uma observação importante é que, ao remover, não é necessário marcar a opção para excluir os dados de navegação:

Desinstalação do Chrome: para reinstalá-lo em seguida, deixe desmarcados os dois itens

Esse foi um caso isolado mas só ganhou tanto destaque por ser um programa famoso, o Chrome – que aliás até pode passar o Firefox em uso até o final do ano, conforme algumas análises. Quantos e quantos programas pequenos não são identificados como vírus/malware e pouco seus produtores podem fazer…

A MS postou um esclarecimento nesta página. A identificação deste malware se dá com a versão 1.113.672.0 ou superior das atualizações de assinaturas do MSE.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X