“Mudei do Windows para Linux há um ano e não quero mais voltar”, jornalista explica o motivo de sua decisão

“Mudei do Windows para Linux há um ano e não quero mais voltar”, jornalista explica o motivo de sua decisão

Mathias Dietrich, jornalista alemão que escreve para o GameStar, relatou as mudanças que percebeu ao fazer a transição do Windows para o Linux. Ele afirma que, mesmo com alguns problemas iniciais, se encontrou no Linux e não deseja mais voltar para o Windows.

“Há um ano mudei do Windows para o Linux e não quero mais voltar. Linux é só para nerds? Uso diariamente há um ano e acredito que o Linux é para todos e que o Windows deve estar preparado para a competição”, afirma Dietrich.

Decisão de mudar para o Linux começou em 2018

O jornalista relata que a decisão de sair do Windows e usar o Linux começou em 2018, quando ele se mudou para o Japão em busca de novas oportunidades de emprego na indústria de tecnologia. Sua experiência inicial foi como uma distro muito famosa do sistema open-source, o Ubuntu.

No entanto, ele não parou nela. Uma certa frustração com o Ubuntu fez com que Dietrich adotasse a prática do ‘distro-hopping‘. No universo Linux, isso representa a troca frequente de distribuições, por curiosidade, busca de mais desempenho ou até mesmo um alinhamento mais individual em relação ao que você espera do sistema.

Você também deve ler!

Hacker roda GTA: Vice City num roteador com ajuda de uma eGPU e Linux

Quais são as principais diferenças entre Windows e Linux?

O jornalista classificou o uso do Ubuntu para uso diário como um horror. “Nem nos meus sonhos. Vou me lembrar dele como a experiência mais complicada que já tive com um PC. Na época, gostei, mas para iniciante, e para uso diário, foi bastante inapropriado. Até para coisas mais simples tive que recorrer ao terminal.”

Ubuntu

A plena felicidade com o EndeavourOS

EndeavourOS

A frustração com o Ubuntu deu lugar a momentos de uma experiência satisfatória para Dietrich com o Manjaro. Distro Linux que ele classificou como mais acessível e amigável. Atualmente ele não recomenda devido a alguns problemas, mas a interação com essa disto contribuiu diretamente para que ele pudesse ver um futuro no Linux como seu sistema principal.

O verdadeiro avanço do jornalista nessa sega veio mesmo em 2023, com o EndeavourOS, distro baseada no Arch Linux.

“Em poucos minutos, tenho uma instalação completa do Linux pronta para uso, incluindo drivers da placa de vídeo e Steam. Embora seja descrito como centrado no terminal, passo misteriosamente pouco tempo nele”, explicou.

Vantagens do Linux sobre o Windows

O jornalista também mencionou algumas vantagens do Linux sobre o Windows:

  • Mais rápido;
  • Rapidez da instalação;
  • Customização do ambiente do usuário.

Um dos recursos que ele mais gostou de interagir é o gerenciador de pacotes Linux, que simplifica a instalação de softwares

“Já se foi o tempo em que eu tinha que baixar laboriosamente cada programa de vários sites, aqui tenho uma espécie de loja como no meu smartphone”.

Desvantagens:

Ele também comentou sobre alguns pontos negativos, como a ausência de compatibilidade com certos codecs de áudio e vídeo e medidas anti-cheats em alguns jogos.

“Linux não é apenas Linux”

Em seu contato com divesas distros, o jornalista acabou reforçando uma ideia de raciocínio que muitos acabam ignorando. “Linux não é apenas Linux”. No sentido de ser uma plataforma única. A varieda de distros possibilitam ambientes distintos. “Só porque você não se dá bem com Ubuntu não significa que a mesma coisa vai acontecer com qualquer outra distro”, acrescentou.

E a experiência em jogos?

Dietrich passou também sobre a questão dos jogos.Na avaliação do jornalista, a chegada do Proton da Valve, ferramenta que facilita a execução de jogos do Windows no Linux, é um ponto de virada positivo para o sistema em relação a experiência em jogos.

“Um exemplo é Elder Ring: após seu lançamento, usuários do Windows reclamaram de “shader-stuttering”, enquanto usuários do Linux jogaram sem problemas”.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X