NEC desenvolve sistema de refrigeração de CPUs de alta eficiência

NEC desenvolve sistema de refrigeração de CPUs de alta eficiência

A NEC desenvolveu um sistema “amigo da natureza” de refrigeração para CPUs, alegando que a tecnologia usa 60% menos energia que um sistema de resfriamento a água, e 80% menos que o sistema de arrefecimento a ar. O núcleo do sistema é composto de um líquido baseado em um substituto do clorofluorcarboneto (CFC), que circula em torno da CPU para afastar o calor, e segundo a NEC, possui menores impactos relativos aos efeitos estufa.

A empresa afirma que o líquido começa a ferver em torno de 50°C, transformando-se em vapor que absorve o calor oriundo do processador, então flui através de um tubo, e é resfriado por uma ventoinha em um radiador andes de mudar para o estado líquido novamente. Depois disso, o circuito fechado se inicia novamente. Segundo a NEC, a ventoinha não precisa trabalhar tanto quanto outros sistemas de refrigeração, necessitando então de menos energia. A companhia ainda alega que o sistema é cerca de 70% mais barato para se construir.

O sistema foi desenvolvido em conjunto com a “New Energy and Industrial Technology Development Organization”, do Japão, e será primeiramente usado internamente pela NEC. A empresa planeja focar o dispositivo para data centers em algum momento do próximo ano, e afirmam que o sistema pode cortar o consum total de energia em mais de 40%.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X