Netflix: plano com anúncios praticamente dobra o número de assinantes

Netflix: plano com anúncios praticamente dobra o número de assinantes

Na última quarta-feira (15), a Netflix anunciou que o seu plano mais barato (mas com anúncios) já tem 40 milhões de usuários ativos por mês no mundo. Isso é bem mais do que os 23 milhões de assinantes do plano básico com anúncios que o serviço de streaming tinha falado em janeiro. Ou seja, a plataforma praticamente dobrou o número de assinantes desse plano.

A Netflix também anunciou que vai criar sua própria plataforma de anúncios e não vai mais trabalhar só com a Microsoft nessa área. A Gigante de Redmond vai continuar ajudando com anúncios programáticos, mas outras empresas de anúncios vão entrar na jogada, como The Trade Desk, Google Display & Video 360 e Magnite.

Leia também
Quanto custa assinar todas as plataformas de streaming de vídeo?
Netflix planeja aumentar preço dos planos ainda em 2024 e cancelar mais séries

A Netflix vai começar a testar sua plataforma de anúncios no Canadá ainda este ano e quer lançar nos EUA até o fim do segundo trimestre do ano que vem. Eles querem ter isso funcionando em todos os mercados até o final de 2025.

Mercado de publicidade em streaming

Netflix acaba com o plano Básico sem anúncios nos Estados Unidos -  Hardware.com.br

A Netflix lançou seu plano com anúncios em novembro de 2022 (inclusive no Brasil) para ganhar mais dinheiro, já que o crescimento de assinantes estava mais lento. Isso incluiu também uma estratégia e medidas contra quem compartilha senhas.

Desde então, a Netflix está correndo para aumentar seus assinantes do plano com anúncios, depois de admitir que demorou para entrar nesse mercado. Como parte disso, a Netflix tirou seu plano mais barato sem anúncios nos EUA e no Reino Unido em julho de 2023. No Brasil o plano Básico sem anúncios foi removido em outubro de 2023. Ele custava R$ 25,90,

A empresa disse que 40% das novas assinaturas nos países com plano de anúncios são dessa opção mais barata. Agora, a Netflix tem 270 milhões de assinantes no total. Para comparar, a Disney+ tem 117,6 milhões de assinantes globais, enquanto a Warner Bros. Discovery, com a Max, tem 99,6 milhões. Essas duas empresas anunciaram que vão oferecer pacotes de streaming para evitar cancelamentos e tornar seus negócios de streaming rentáveis.

Enquanto isso, novos concorrentes estão crescendo, mas ainda estão atrás. O Peacock da Comcast tem 34 milhões de clientes e o Paramount+ da Paramount Global tem 71 milhões.

Netflix é tida como “padrão ouro” pelos concorrentes

Concorrentes da Netflix: a ascensão de novos streamings

A notícia sobre os usuários ativos da Netflix com anúncios veio um mês depois de a empresa dizer aos investidores que não ia mais dar atualizações trimestrais sobre número de assinantes. A Netflix falou que está ganhando bastante dinheiro e que o número de membros não é a única coisa importante para o crescimento da empresa.

Ao mesmo tempo, a audiência da TV normal está caindo e as empresas de mídia tradicionais estão tentando se dar bem no mundo do streaming. As empresas de mídia tradicionais sofreram nos últimos meses porque o mercado de publicidade caiu com medo de recessão e aumento dos juros. As empresas costumam gastar menos em publicidade quando a economia está incerta.

Mas com muito caminho pela frente no streaming, a Netflix se estabeleceu como líder, enquanto muitas outras lutam para ter lucro com suas plataformas de streaming. Executivos da Disney chamaram a Netflix de “padrão ouro” do streaming e falaram que a competição no mercado de anúncios aumentou por causa de um novo concorrente, provavelmente a Netflix.

As empresas de mídia mostraram resultados trimestrais que indicam que o mercado publicitário para TV tradicional ainda está fraco, mas melhorando. Por outro lado, a publicidade digital e em streaming está se recuperando.

Fontes: CNBC, Netflix

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X