Nginx: O ilustre desconhecido se tornou o segundo servidor web mais usado

Nginx: O ilustre desconhecido se tornou o segundo servidor web mais usado

A menos que você trabalhe ou esteja em contato com o ramo de hospedagem de sites, você talvez nunca tenha ouvido falar do Nginx. Ele é um servidor web open-source relativamente novo, que recentemente recebeu apoio financeiro da MSD Capital, BV Capital e Runa Capital, totalizando mais de US$ 5 milhões em investimentos. O Nginx é um servidor web e proxy reverso, que oferece um excelente desempenho e baixo consumo de memória. Isso faz com que ele seja muito usado por serviços de alta demanda, como o WordPress.com, permitindo que um único servidor atenda facilmente a 10.000 conexões ou mais. 

O Nginx vem crescendo rápido em utilização de 2010 para cá. A notícia de hoje é que a pesquisa de janeiro da Netcraft mostra o Nginx como o segundo servidor web mais usado no mundo, servindo as páginas de 12.18% dos sites ativos, contra 12.14% do IIS, que caiu para a terceira posição:

O Apache por sua vez continua confortável com 57.93% do total. Em 2007 parecia que o IIS beirou os 40% e pareceu que poderia crescer até o ponto de ultrapassar o Apache, mas desde então o uso do servidor caiu bastante, chegando ao patamar atual.

Tomando como base apenas os 1 milhão de sites mais acessados, a utilização do Nginx cai para apenas 8.49%, contra 14.99% do IIS e 64.36% do Apache. Tradicionalmente este é o mercado composto por grandes empresas, quase sempre mais avessas a mudanças, mas o Nginx vem mantendo uma curva ascendente, por isso é provável que no futuro ele também assuma a segunda posição:

A notícia deve ser lida com um grão de sal, já que o Nginx é muitas vezes usado como um proxy reverso, com servidores Apache ou IIS no backend, uma configuração que daria a entender que o domínio é servido pelo Nginx, quando na verdade o servidor cuida apenas das páginas estáticas. De qualquer maneira, o crescimento do Nginx é espantoso, mostrando como é forte o mercado para servidores web mais ágeis (mesmo que com menos recursos), alimentando o também espantoso crescimento nas impressões de páginas da web como um todo. 

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X