Novo vírus do Android envia SMS para os seus contatos para proliferar a ameaça

Novo vírus do Android envia SMS para os seus contatos para proliferar a ameaça

Uma das piores desvantagens em ser líder no campo de sistemas operacionais, seja mobile ou não são o número de ameaças que são exploradas ao máximo pelos cibercriminosos para prejudicar um número cada vez maior de usuários. De um tempo pra cá as ameaças ao Android estão ficando cada vez mais originais, recentemente publicamos sobre o caso do malware para Android que interceptava o sistema de desligamento do aparelho engando o usuário que pensava que o smartphone ou tablet havia sido desligado, mas na verdade a ameaça estava entrando em execução.

O caso da vez envolvendo mais uma vez o sistema móvel do Google, é o Gazon, que uma vez instalado, busca a lista de contatos do dispositivo e envia torpedos SMS com um link para a instalação do aplicativo malicioso, que aliás se “disfarça” de um cartão-presente da loja Amazon no valor de US$ 200.

De acordo com a empresa de segurança AdaptiveMobile, que foi a responsável pelo alerta sobre a ameaça, o vírus espalhou-se por trinta países. Só nos Estados Unidos por exemplo a ameaça contaminou 4 mil aparelhos Android. 

O propósito do Gazon é faturar, em vez e roubar seus dados ou qualquer outra coisa do tipo, são enviadas páginas e links que quando você clica, o autor da ameaça ganha dinheiro.

Embora o link de contagio já tenha sido desativado, o vírus ainda continua ativo nos usuários que foram infectados. Para remover a ameaça basta realizar uma desinstalação normal como qualquer outro aplicativo do Android. Com mais essa ameaça que não é nenhuma novidade, já que Trojan via SMS para Android acontece há algum tempo, reforço ainda mais aquele conselho básico de segurança: Não clique em links desconhecidos

Fonte(s): WCCTech

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X