NVIDIA na mira da França: empresa corre risco de receber multa altíssima

NVIDIA na mira da França: empresa corre risco de receber multa altíssima

A Autorité d la concurrence, órgão antitruste da França, parece ter a intenção de acusar a NVIDIA de práticas comerciais anticompetitivas, segundo fontes ouvidas pela Reuters. Caso se confirme, as acusações seriam formalizadas após 9 meses que o órgão visitou os escritórios da NVIDIA na França.

Domínio no mercado de chips para IA é o ponto central

A base da acusação do órgão seria o segmento que catapultou a NVIDIA para a lista das empresas mais valiosas do mundo: o mercado de inteligência artificial. Segmento que a empresa é responsável por 88%, dominando o fornecimento de chips personalizados que equipam os supercomputadores da OpenAI, Microsoft, Meta, etc.

Na última sexta-feira (28), a Autorité d la concurrence publicou um relatório analisando o estado do mercado de IA e investigando a questão se está acontecendo uma pluralidade em termos de concorrência. No documento, o órgão expressou preocupação com o risco de abuso por parte dos fornecedores de chips. Mercado que a NVIDIA é protagonista.

Em particular, o documentou destacou “a dependência da indústria no software de programação de chips CUDA da NVIDIA (o único que é 100% compatível com as GPUs da NVIDIA e que se tornaram essenciais para a computação acelerada). O órgão francês também levantou um alerta sobre os investimentos da NVIDIA em empresas de computação em nuvem como a CoreWeave, parcerias que podem inflar o desempenho de mercado da empresa comandada por Jensen Huang.

Jensen Huang, CEO da NVIDIA

O documento também descreve os risco potenciais de políticas implementada pelos fabricantes de IA:

  • monopólio de preços;
  • restrições de produção;
  • condições/conduta contratual injusta

Com esse panorama, a NVIDIA pode enfrentar multas que representam até 10% de sua receita anual global.

A NVIDIA ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

Algumas empresas têm apostando no desenvolvimento de seus próprios chips para rivalizar com a NVIDIA no segmento de soluções para o mercado de IA, Um exemplo é a Cerebra Systems, que conta com o apoio da OpenAI.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X