Lançado OpenOffice 4.0: barra lateral e melhor compatibilidade com MS Office

Lançado OpenOffice 4.0: barra lateral e melhor compatibilidade com MS Office

A Apache Software Foundation lançou o OpenOffice 4.0. Essa é uma grande versão do projeto, que segue a todo vapor com vida nova

Os grandes destaques ficam por conta da barra lateral, suporte adicional a mais idiomas, cerca de 500 correções de bugs, melhorias de desempenho e gráficos em va?ias áreas, e melhor compatibilidade com arquivos do Microsoft Office.

As notas de lançamento detalham as novidades, trazendo vários screenshots (com destaque para comparações entre a exibição de certos recursos do MS Office lado a lado com a versão 3.4.1 do OpenOffice e a recém lançada 4.0). Muitas peculiaridades de arquivos do MS Office foram tratadas nesta versão, como a exibição de imagens nos marcadores de listas, posicionamento das imagens de fundo de tabelas, importação de formas com textos, entre muitas outras coisas.

A barra lateral se torna extremamente útil em monitores widescreen, padrão atual. O código dela veio de colaborações da IBM por meio do Lotus Symphony.

Essa coluna é sensível ao conteúdo: os elementos dela variam dependendo do que estiver selecionado ou em edição no painel do editor de textos. Na imagem acima são exibidas ferramentas referentes ao texto. Abaixo, ao gráfico:

?

As várias seções podem ser reduzidas ou expandidas, facilitando a exibição das partes que mais interessam para o usuário atual.

O OpenOffice 4.0 pode ser baixado para as várias plataformas suportadas em:

http://www.openoffice.org/download/

Apesar dos desânimos coletivos de boa parte da comunidade referente ao OpenOffice, os desenvolvedores permanecem comprometidos e há vários aprimoramentos nos programas do pacote. Pode ser tarde demais para recuperar usuários que migraram para o LibreOffice nesse tempo todo, mas os novos recursos estão aí e há mais coisas por vir.

Atualização: o LibreOffice 4.1 também foi lançado, já aproveitando partes do novo OpenOffice, como a barra lateral (dada como experimental nele).

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X