Opera GX lança “Fake My History”, função que cria histórico de navegação falso

Opera GX lança “Fake My History”, função que cria histórico de navegação falso

O navegador Opera GX, focado especificamente em usuários gamers, acaba de introduzir uma característica inovadora e um tanto quanto curiosa: o Fake My History. Esta nova função tem como objetivo criar um histórico de navegação fictício para os usuários. Nos próximos parágrafos dou mais detalhes sobre essa novidade.

Leia também
DuckDuckGo entra na briga dos navegadores com bloqueio de cookies e YouTube sem anúncios
Como os navegadores de internet ganham dinheiro?

Como funciona o “Fake My History”

A ideia por trás dessa funcionalidade é simples, mas engenhosa. Após 14 dias de inatividade no navegador, o Opera GX automaticamente gera um histórico de navegação falso. Isso pode ser particularmente útil para aqueles que desejam manter sua privacidade intacta, mas sem levantar suspeitas ao ter um histórico completamente vazio.

A ferramenta “Fake My History” não apenas insere sites aleatórios, mas também gera um histórico coerente, com páginas relacionadas a notícias, compras, pesquisa e entretenimento.

Dentre as pesquisas que o Opera GX inclui no histórico falso estão “oportunidades de trabalho voluntário local”, “cursos online gratuitos para crescimento pessoal”, “como incentivar a votação em minha comunidade”, “como construir uma casinha de pássaros”, dentre outros. A ideia é que, à primeira vista, pareça um histórico de navegação comum de um usuário típico.

Novidade visa proteger a privacidade de forma lúdica

O Opera GX tem se destacado no mercado de navegadores por suas funcionalidades exclusivas, especialmente voltadas para o público gamer. Com recursos como limitadores de CPU e RAM e integração com plataformas de jogos, o navegador se estabeleceu como uma opção preferida para muitos entusiastas de jogos.

E agora, com o “Fake My History”, o Opera GX reforça seu compromisso em oferecer recursos inovadores e focados na privacidade de seus usuários. Maciej Kocemba, diretor de produto do Opera GX, comentou a respeito da novidade:

Na vida, não há saves, respawns ou checkpoints —qualquer coisa pode acontecer. Quando acontece, do que você será lembrado? Do travesseiro de corpo da Lara Croft que você encomendou online? Com o ‘Fake My History’, estamos apagando o passado e substituindo suas travessuras digitais escandalosas por uma versão totalmente falsa do seu histórico de navegação”.

Além de proteger a privacidade, a função também tem um aspecto lúdico. Imagine emprestar seu notebook para um amigo e ele se deparar com um histórico de pesquisa sobre “como treinar alpacas para dançar” ou “melhores destinos para férias em Marte”. Certamente, gerará algumas risadas e histórias para contar.

Vale ressaltar também que após o período de 14 dias de inatividade, o navegador também exclui o histórico original, restando apenas o falso. Caso você não queira esperar os 14 dias para ver o histórico falso, pode ativar a opção “Finja que eu já estou morto”. Daí você já verá o histórico falso criado pelo Opera GX.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X