Peugeot quer ser 100% elétrico até 2030

Peugeot quer ser 100% elétrico até 2030

A Peugeot anunciou sua iniciativa em veículos elétricos e quer tornar-se um fornecedor 100% elétrico até 2030. No entanto, tal iniciativa, segundo a CEO Linda Jackson, terá início na Europa.

Vale ressaltar que, desde janeiro deste ano, a Peugeot S.A. e suas subsidiárias (Citröen e os carros da GM na Europa) são parte do Grupo Stellantis. Stellantis é um conglomerado formado pela fusão cross-border (de duas empresas de países diferentes) entre a francesa Peugeot S.A. e o conglomerado ítalo-americano Fiat Chysler.

Desse modo, o conglomerado, com sede em Amsterdam, é a sexta maior montadora do mundo. Stellantis fica atrás apenas de Volkswagen, Toyota, Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, General Motors e Hyundai.

As montadoras do conglomerado Stellantis. Créditos: Stellantis

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Em julho deste ano, ou seja, sete meses após sua fundação, a Stellantis confirmou um investimento de mais de US$ 35,6 bilhões de dólares para até 2025 com o fim de acelerar a transição para carros elétricos. Além disso, o investimento pretende desenvolver um novo software pare aumentar os lucros nos anos seguintes.

Portanto, todas as 14 montadoras sob o guarda-chuva da Stellantis irão lançar carros elétricos baseados em quatro plataformas BEV (Veículo Elétrico a Bateria). Haverá, também, três módulos de sistema de transmissão e baterias padronizadas.

Em 2026, a Stellantis quer que o preço de um carro 100% elétrico seja equivalente aos preços dos veículos com motores de combustão interna.

Peugeot 100% elétrico
O interior do Peugeot 208 100% elétrico. A Stellantis anunciou que irá investir em um novo software para as estações de mídia dos seus carros. Créditos: Peugeot UK

Para tanto, a Stellantis publicou um slogan para cada uma de suas montadoras motivando a mudança para 100% elétrico. O da Peugeot, a propósito, é “Transformar a Mobilidade Sustentável em Qualidade de Tempo”.

Peugeot 100% elétrico tem a ver com políticas da União Europeia.

Seis dias após a divulgação da iniciativa da Stellantis, a União Europeia anunciou um projeto que pretende eliminar, definitivamente, todos os carros de combustão interna até 2035.

Isso vem como parte do Acordo Verde Europeu, um conjunto de políticas que visam diminuir a emissão de carbono no continente. O projeto para eliminar as emissões de carbono chama-se Fit For 55, que demanda que as emissões de carbono dos veículos caiam em 55% até 2030. Cinco anos depois dessa data, em 2035, o projeto exige que as emissões caiam em 100%, se comparadas aos níveis de 2021.

Assim, como dito acima, a Peugeot, subsidiária da Stellantis, encerrará a produção de veículos com Motor de combustão interna após 2030, cinco anos antes da meta da União Europeia

No entanto, essa ação será somente na Europa, pois a montadora irá manter os veículos convencionais em outros mercados, que não implementaram mecanismos para exigir a redução da emissão de carbono.

Peugeot 100% elétrico
O Peugeot 308 100% elétrico será lançado em março do ano que vem. Créditos: Peugeot UK

Portanto, seguindo o rumo da Stellantis, cada modelo da Peugeot lançado em 2030 na Europa será 100% elétrico.

“Conforme mudamos para as novas plataformas da Stellantis (STLA pequena, média, grande), todos os nossos modelos na Europa serão 100% elétricos”, disse a CEO da Peugeot em entrevista ao site Automotive News Europe

Outras marcas da Stellantis, além da Peugeot, também seguem o caminho de ser 100% elétrico. Por exemplo, a Alfa Romeo afirmou que 2027 é o prazo, seguido pela Opel, no ano seguinte.

O executivo português Carlos Tavares, CEO da Stellantis, projeta que, em 2030, mais de 70% das vendas de carro na Europa, bem como mais de 40% nos EUA, serão de veículos com baixa emissão de carbono.

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