Preços das placas de vídeo começam a diminuir, mas não no Brasil

Preços das placas de vídeo começam a diminuir, mas não no Brasil

Devido aos efeitos econômicos da pandemia e à escassez de chips e semicondutores, o mercado de hardware no geral ficou mais caro. Em especial as placas de vídeo, cujos preços aumentaram vertiginosamente nos últimos meses. Porém, os preços desses componentes começaram a baixar. Pelo menos nos Estados Unidos e na Europa. Uma pena que no Brasil essa tendência de queda ainda não chegou.

O levantamento foi feito pelos sites estrangeiros Tom’s Hardware (americano) e 3DCenter.org (alemão). Eles são especializados no segmento de hardware. Ao monitorarem os preços de placas de vídeo no eBay e em outras lojas de hardware, eles perceberam que os preços para os chips gráficos mais recentes da AMD e da NVIDIA baixaram cerca de 10%. Em especial nos modelos mais novos, como a GeForce RTX 3000 e a Radeon RX 6000.

Leia também
Placa de vídeo para streaming: oito opções recomendadas

O monitoramento dos preços abrangeu os últimos dois meses. E foi constatado uma queda entre 5% e 11% do preço de vários modelos de GPUs. Um bom exemplo é a placa de vídeo RTX 3080, que em janeiro era vendida por US$ 1.733. Agora em janeiro de 2022 o seu preço baixou para US$ 1.600, em média. Ou seja, houve uma queda de 11% no preço.

Preços das placas de vídeo

Motivos para as quedas de preços

Nenhum dos sites apontou os motivos para essa diminuição nos preços das placas de vídeo. Mas a suspeita é que o comportamento do consumidor mudou. Como diversos analistas de mercado diziam que o preço das GPUs não iria diminuir tão cedo, a maioria dos consumidores decidiu esperar.

Com isso, a procura pelo componente diminuiu, em especial a dos modelos top de linha. Dessa forma, a maneira que as lojas encontraram para movimentar o estoque foi baixando os preços e realizando mais promoções. Até os cambistas baixaram seus preços.

Outro motivo que pode estar por trás da queda de preços das placas de vídeo é a dificuldade em minerar criptomoedas. Por exemplo, a própria AMD limitou os recursos da Radeon RX 6500 XT para diminuir o interesse dos mineradores por essa GPU.

Além disso, os governos americanos e europeus estão começando a impor barreiras para a blockchain e a cobrar impostos de moedas digitais. Tudo isso fez diminuir o interesse da população pela prática, resultando também na queda de preços das GPUs.

Mas e no Brasil?

Infelizmente, no Brasil, não vemos essa tendência de queda e os preços continuam bem altos. A redução dos preços mostrada acima é um reflexo da realidade dos países do hemisfério norte. Por aqui a coisa é bem diferente. Até é possível encontrar placas de vídeo com preços menores. Mas essa não é a regra.

Caso você queira comprar hardware com preço mais em conta ou em promoções, sugiro acompanhar o perfil @GPUBipolar, no Twitter. Eles monitoram o preço do hardware, em especial de GPUs, aqui no Brasil e informam quando há redução de preço.

De acordo com este perfil, algumas placas de vídeo até tiveram redução de preço. É o caso da RTX 3070, RTX 3060 Ti, GTX 1660, GTX 1650 e RX 6700 XT. Mas a maior parte foram promoções feitas em lojas como a Kabum. Entretanto, há pouco tempo algumas placas ficaram mais caras, sem motivo aparente. Podemos citar como exemplo a RTX 3070, RTX 3060 Ti e GTX 1660. Ao fim do período promocional o preço dessas placas foi reajustado para acima dos valores normais anteriores.

Então meu amigo, se a sua placa de vídeo ainda dá pro gasto, sugiro aguardar mais alguns meses para trocá-la. Ou ficar de olho em alguma promoção que valha realmente à pena.

Fontes: Tom’s Hardware, 3DCenter e The Verge

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X