Processadores Turin, da AMD, vão suportar memórias RAM de até 4 TB

Processadores Turin, da AMD, vão suportar memórias RAM de até 4 TB

Os futuros processadores Epyc Zen 5 da AMD, chamados de Turin, já tinham sido confirmados para usar o mesmo soquete SP5 dos anteriores Zen 4. Eles terão 192 núcleos. Mas agora, graças a um vazamento do famoso leaker @momomo_us no Twitter, temos mais detalhes sobre estes nocos chips.

Esses chips estão programados para chegar em 2024, então esse vazamento pode significar que um anúncio oficial está perto. De qualquer forma, é melhor esperar por uma confirmação oficial antes de acreditar em vazamentos.

Leia também
Avassalador: Intel vendeu seis vezes mais processadores do que a AMD no último trimestre de 2023
Esse processador da AMD custa mais de R$ 80 mil

As especificações vazadas mostram uma placa-mãe Socket SP5 que aguenta memórias DDR5 até 6000 MT/s e 4 TB de RAM, mas só com o processador Turin. Sem ele, a placa cai para 4800 MT/s ou até 3600 MT/s, o que é parecido com as limitações de RAM do Zen 4 com 4 DIMMs.

A placa também tem um TDP máximo de CPU de 400 Watts. Os Epyc Zen 5 eram esperados para suportar até 500 Watts, e houve rumores de até 600 Watts. Isso pode ser um erro ou uma questão de compatibilidade com a placa-mãe, mas 400 Watts é normal para as placas de alto padrão do Zen 4 SP5.

Além da memória, os processadores Zen 4 anteriores tinham 96 lanes de PCIe 5.0. Com essa nova placa, parece que vão ter até 120 lanes de PCIe 5.0. Isso indica uma melhoria de 20% no suporte de lanes PCIe no Zen 5 Turin, além da RAM mais rápida.

Nos próximos dias devem aparecer mais informações concretas sobre os Epyc Zen 5 “Turin” e suas placas. O plano da AMD era lançar o Turin ainda em 2024, e já estamos quase saindo do primeiro trimestre sem notícias oficiais. Em setembro de 2023, a AMD completou sua linha de processadores Zen 4c. Então, o Zen 5 provavelmente será o próximo grande lançamento para desktops e servidores.

Fonte: Momomo_us (Twitter)

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X