Procon-SP notifica LG para explicar fim da fabricação de celulares no Brasil

Procon-SP notifica LG para explicar fim da fabricação de celulares no Brasil

Na terça-feira (6), O Procon-SP enviou uma notificação para LG Eletronics do Brasil exigindo explicação sobre o encerramento das atividades da divisão de smartphones da empresa coreana.

O Procon-SP afirmou, em nota à imprensa, que a LG precisará informar os detalhes referentes à sua saída do mercado mobile. O órgão entende que a LG deve apontar a “relação completa de todos os modelos de celulares disponibilizados no mercado de consumo nos últimos anos”, bem como o plano de atendimento aos consumidores que já possuem aparelhos celulares da empresa coreana, que precisarão, possivelmente, de manutenção.

Além disso, a LG terá que comprovar a vida útil dos aparelhos, comprovar o funcionamento de Canais de Atendimento aos Consumidores e informar ao Procon-SP por quanto tempo a empresa continuará com a venda de componentes, peças de reposição e acessórios.

Segundo o órgão, a LG precisará informar uma série de detalhes referentes à sua saída do mercado, como a “relação completa de todos os modelos de celulares disponibilizados no mercado de consumo nos últimos três anos”, o plano de atendimento aos consumidores que já possuem os smartphones da empresa e precisarão, eventualmente, de manutenções e reparos, a comprovação da vida útil dos aparelhos, entre outros fatores. Todas as informações precisarão ser enviadas até sexta-feira (9).

Leia a íntegra da notificação à LG feita pelo Procon-SP

“A empresa terá que informar:
– relação completa de todos os modelos de smartphones disponibilizados no mercado de consumo nos últimos três anos com os correspondentes Manuais de Usuário, bem como a relação de Assistências Técnicas Autorizadas;
– comprovar período estimado de vida útil dos aparelhos acima mencionados – em condições normais de uso, no tocante à durabilidade e desempenho de eficiência;
– plano de atendimento – com indicação de tempo que vigência – aos consumidores adquirentes dos aparelhos smartphones já comercializados pela empresa, descrevendo os procedimentos aplicáveis quando estiverem dentro dos prazos de garantias legais e contratuais;
– plano de atendimento – com indicação de tempo de vigência – para manutenções, reparos e reposição de peças aos consumidores não amparados pela garantia legal e/ou contratual;
– esclarecimentos sobre eventual redução da Rede de Assistência Técnica Autorizada após encerramento das atividades desenvolvidas pela referida Divisão, bem como forma de sua divulgação para ciência do público consumidor;
– comprovação de funcionamento de Canais de Atendimento aos Consumidores, para recebimento e tratamento de demandas após o encerramento de suas atividades;
– esclarecimentos sobre o período de tempo em que a empresa manterá a oferta no mercado de consumo de componentes, peças de reposição e acessórios compatíveis aos aparelhos smartphones disponibilizados no mercado de consumo nos últimos três anos, bem como a forma de comunicação de tais procedimentos ao público interessado.”

Prejuízo financeiro força LG a abandonar o mercado de smartphone 

A revelação sobre a saída da empresa coreana do mercado global de smartphones foi noticiada aqui na segunda-feira (5), que encerrará as operações mobile em julho deste ano.

Procon-SP LG
Fábrica da LG em Taubaté

No mesmo dia,  a sede brasileira da LG também já se manifestou a respeito dessa decisão. Leia o comunicado na íntegra:

Desde o segundo semestre de 2015, o nosso negócio global de celulares tem sofrido uma perda operacional por 23 trimestres consecutivos, resultando em um acumulado de aproximadamente 4,1 bilhões de dólares (US) até o final de 2020.

Leia também: A despedida melancólica da LG do mercado de smartphones

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