Rumor: Futura APU AMD Ryzen 8000 terá GPU integrada com desempenho similar à GeForce RTX 4070

Rumor: Futura APU AMD Ryzen 8000 terá GPU integrada com desempenho similar à GeForce RTX 4070

Segundo informações obtidas pelo canal Moore’s Law Is Dead, no YouTube, a AMD está trabalhando no desenvolvimento de uma nova geração de processadores com gráficos integrados.

Estes chips prometem disputar diretamente com os chips da Apple utilizados nos MacBook Air e Pro. Ao todo, espera-se que a AMD lance processadores baseados em três arquiteturas: “Hawk Point”, “Strix Point” e “Strix Halo”.

Leia também
AMD Genoa-X: Rumores sobre chip com 96 núcleos e 1,25 GB de cache ganham força
AMD Ryzen 7 7800X3D supera Intel Core i9-13900K em jogos, revela benchmark vazado

Processadores Hawk Point

A família “Hawk Point” deve ser anunciada em breve. Ela deve ser uma versão aprimorada da linha “Phoenix”, migrando da litografia de 5 nanômetros para 4 nanômetros.

Essa transição para 4 nanômetros pode trazer melhorias significativas em desempenho e eficiência energética em comparação aos atuais modelos da linha “Phoenix”, como o Ryzen 9 7940HS.

A AMD deve lançar esses processadores sob a denominação “Ryzen 8000“, mantendo especificações similares aos modelos atuais, porém com avanços para maior eficiência energética.

Processadores Strix Point

Após o lançamento da linha “Hawk Point”, espera-se que a AMD apresente sua primeira arquitetura híbrida com a linha “Strix Point“, baseada em um design semelhante ao ARM. Esses processadores devem contar com até 12 núcleos, sendo 4 núcleos de alto desempenho (Zen 5) e 8 núcleos de baixo consumo (Zen 5c), além de uma GPU RDNA 3 com 16 unidades computacionais.

Os processadores “Strix Point” podem ser até 35% mais rápidos que as atuais APUs Ryzen 7040HS “Phoenix”. Mas para isso eles devem ser limitados a um TDP inferior a 50 W, graças à sua nova litografia de 4 nanômetros. É provável que a parceria com a TSMC seja mantida.

Os processadores Strix Point podem ter um TDP entre 15 W e 45 W, além de até 24 MB de cache unificado. Apesar do baixo consumo, rumores indicam que os chips podem alcançar o desempenho de uma GeForce RTX 3050. O lançamento dessa linha é esperado para o terceiro trimestre de 2024.

Processador Strix Halo

O grande destaque, no entanto, deve ser a linha Ryzen 8000 “Strix Halo”, que tem como objetivo competir diretamente com os processadores da Apple em termos de eficiência energética. Baseados na arquitetura Zen 5 de 4 nanômetros, esses chips devem ter TDP entre 20 W e 120 W, sendo projetados especialmente para notebooks gamers mais potentes.

Os processadores “Strix Halo” podem ser equipados com GPUs integradas baseadas em “RDNA 3.5“. Trata-se de uma versão otimizada da arquitetura utilizada nas placas de vídeo Radeon RX 7900 XT e 7900 XTX. Com até 40 unidades computacionais, o desempenho pode ser comparável ao da NVIDIA GeForce RTX 4070.

Mesmo com um grande avanço em desempenho, a eficiência energética deve ser mantida. Fontes da indústria afirmam que um Ryzen 8000 “Strix Halo” com TDP de 90 W ainda será 25% mais rápido que a APU “Dragon Range” mais potente. A apresentação da linha “Strix Halo” deve ocorrer na segunda metade de 2024, enquanto os primeiros notebooks equipados com esse hardware podem ser lançados apenas no final do mesmo ano.

Por enquanto, essas são as informações mais detalhadas disponíveis, fornecidas pelas fontes do canal Moore’s Law Is Dead. O vídeo completo (em inglês) pode ser conferido abaixo:

Novidades para 2025

A AMD também está planejando outras linhas de processadores, com codinomes “Fire Range“, “Kracken” e “Escher” para 2025. No entanto, ainda não há informações detalhadas sobre esses chips.

Os chips “Fire Range” devem ser os sucessores da linha “Dragon Range”. Inicialmente, esperava-se que a família “Fire Range” fosse usar gráficos RDNA 3. Mas os vazamentos recentes indicam que a AMD optou por utilizar a arquitetura RDNA 2 mesmo.

A família “Kracken”, por sua vez, pode suceder o “Hawk Point”, enquanto as famílias  “Rembrandt” e “Barcelo” podem ser substituídas pelos chips de codinome “Escher”. Curiosamente, os chips “Mendocino” podem continuar como uma oferta mais popular, com algum tipo de atualização em 2025.

Fontes: Moore’s Law is Dead (YouTube) e Notebook Check

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X