Será o fim do SLI e Crossfire? Microsoft confirma que DirectX 12 irá suportar união entre as placas de vídeo da NVIDA e AMD

Será o fim do SLI e Crossfire? Microsoft confirma que DirectX 12 irá suportar união entre as placas de vídeo da NVIDA e AMD

No final do mês passado, começaram a surgir os rumores que a nova versão da API da Microsoft, o DirectX 12, iria permitir que placas de vídeo da NVIDIA e AMD trabalhassem em conjunto. Na prática, isso significa que os conceitos de configuração multi-GPUs (SLI = NVIDIA, Crossfire = AMD) poderiam ficar obsoletos, graças a essa nova proeza do DirectX 12.

E agora novas informações importantes começam a surgir sobre essa possibilidade: na verdade uma possível confirmação. A Microsoft disse que DirectX 12 irá apoiar a configuração de múltiplas placas de vídeo, independente do fabricante. Você poderá combinar uma GTX com a Radeon por exemplo, de uma forma assíncrona.

A possível confirmação foi feita por um membro do suporte técnico da Microsoft, que afirmou que o DirectX 12 apoiará a configuração multi-GPU entre NVIDIA e AMD. Por enquanto, não há qualquer informação de como esse novo recurso será feito, e nem os ganhos reais que essa união pode acarretar. Assim que surgiram os rumores sobre essa possibilidade, cravei que o real benefício dessa junção seria por parte das tecnologias exclusivas que ambas companhias possuem, e continuo com esse pensamento. Esse escalonamento, sé que podemos chamar assim, terá sua excelência se as tecnologias exclusivas possam ser combinadas.

Possível Screesnhot com a confirmação por parte da Microsoft

E parte dessa “maravilha de tecnologias exclusivas combinadas”, será graças aos recursos inéditos que o DirectX 12 irá oferecer. Alguns relatos sugerem com a nova API será possível a utilização de processadores gráficos de diferentes fornecedores, sem limitações de arquitetura de GPU, Driver e as próprias limitações de APIs.

Mas claro que nem tudo é festa e felicidade. Devemos lembrar que tanto o SLI como Crossfire são tecnologias patenteadas e grandes trunfos das fabricantes de placas de vídeo. Seria mais ou menos como os jogos exclusivos que cada console ostenta para seduzir os gamers a adquirirem tal plataforma. Então podemos esperar algum tipo de bloqueio ou “cara feia” por parte da NVIDIA e AMD.

Fonte(s): WCCTech

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X