TDP de 660W: esta placa de vídeo exige dois conectores de 16 pinos para alimentação

TDP de 660W: esta placa de vídeo exige dois conectores de 16 pinos para alimentação

A cada lançamento de uma nova geração de placas de vídeo da NVIDIA um momento é muito aguardando pelos entusiastas de hardware. O momento em que a taiwanesa GALAX apresenta sua versão custom, baseada na famosa série Hall of Fame (HOF), do carro-chefe da geração vigente. Mantendo a tradição, a companhia revelou a versão Hall of Fame da poderosa RTX 4090. 

Este modelo já salta os olhos na versão Founders Edition, com a versão custom da GALAX é alcançando um novo patamar bestial em termos de modificação do projeto original. Disponível em duas versões, OC Lab e OC Lab Plus, as placas contam com especificações que chamam a atenção.

Para início de conversa, estamos diante da versão com o TDP mais alto em relação a todos os modelos lançados até então da RTX 4090. A placa atinge um TDP de 660W, 66W a mais que outro modelo amedrontador em termos de consumo, a ROG Strix GeForce RTX 4090 OC Edition, da ASUS, que mantém o título de RTX 4090 com clock de fábrica mais elevado do mercado, 2640 MHz, em OC Mode.  No entanto, no cenário de testes extremos, com auxílio do resfriamento por LN2, o modelo da GALAX detém atualmente o posto de placa de vídeo que sustenta o maior clock de operação: 3.825 MHz.

Diferentemente do modelo da concorrente, que exige um conector de 16 pinos para a alimentação, as novas opções da GALAX pedem dois conectores de 16-pinos, que fazem parte do padrão 12VHPWR das fontes com suporte a conexão PCIe 5.0. Na ausência de uma fonte que esteja consoante com este novo standard, será necessário 8 conectores de 8 pinos, para alimentar esta monstruosidade que alcança até 2590 MHz de clock na versão RTX 4090 HOF OC Lab.

Você também deve ler!

Após 5 anos, GTX 1060 perde o posto de placa de vídeo mais utilizada na Steam

NVIDIA se pronuncia sobre derretimento de cabos PCIe

Uma das modificações mais interessantes que os modelos custom trazem em relação ao projeto de referência acontece na parte do resfriamento. A linha RTX 4090 HOF capricha também neste aspecto. A GALAX implementou 9 heat pipes de cobre (de 8 ou 6mm) , dois fans de 112mm nas extremidades e mais uma ventoinha central de 92mm.

Além disso, a fabricante também segue apostando no que virou uma marca da sua série HOF, o painel TFT LCD destacável, alimentado por USB, que pode ser utilizado para exibir informações relacionadas ao funcionamento da placa.

Preço e disponibilidade

A GALAX não revelou essas informações.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X