Pesquisadores desenvolvem tecnologia que oferece o melhor dos e-readers e dos LCDs

Pesquisadores desenvolvem tecnologia que oferece o melhor dos e-readers e dos LCDs

O laboratório “Novel Devices” e a Universidade de Cincinnati, nos EUA, em colaboração com várias empresas, desenvolveram os LCDs e-Design “zero power” (fazendo alusão ao baixo consumo de energia), que pode produzir imagens brilhantes sem requerer uma bateria parruda do dispositivo onde está instalada. Em conjunto com a Gamma Dynamics, DuPont e Sun Chemical, a descoberta amplifica a luminosidade existente, que adentra em uma tela.

Baseado em eletrofluídos, a tecnologia permitirá que produtos mesclem as telas brilhantes e capacidade de processamento rápido de dispositivos como o iPad, e o baixo consumo de energia dos e-readers, como o Kindle. O chefe da pesquisa, Jason Heikenfeld, professor associado de engenharia elétrica e de computação na Faculdade de Engenharia e Ciências Aplicadas da referida universidade, disse que as telas podem ser produzidas usando os equipamentos e materiais disponíveis hoje, e que a a tecnologia está em desenvolvimento há sete anos.

O projeto “zero-power” usa a luz ambiente, como os e-readers, mas utiliza ainda duas camadas de líquido (óleo e um fluído dispersante de pigmentação, como a tinta em uma impressora) atrás da tela. Entre essas duas camadas há eletrodos reflexivos que atuam como um espelho. Uma vez que a luz entra, passa através da primeira camada e atinge os eletrodos, que retornam a luz para o usuário, aparentando o alto brilho à tela.

Os pesquisadores esperam que a tecnologia possa estar disponível no mercado em três anos. Te cuida, Mirasol.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X