Ubuntu Phone deverá ter um app de terminal nativo

Ubuntu Phone deverá ter um app de terminal nativo

Sendo uma distro Linux sem ocultar suas origens a nível de usuário, o Ubuntu Phone deverá ter um terminal. Usuários avançados e curiosos em geral poderão rodar comandos e utilitários no sistema do telefone sem precisar recorrer a emuladores de terminal de terceiros, diferente do que ocorre no Android. É de se esperar que seu uso seja realmente específico: só quem quiser ou precisar de utilitários específicos é que precisará abri-lo, é claro.

As propostas para o desenvolvimento do terminal trazem algumas informações sobre seus recursos fundamentais:

  • É essencial que o terminal possa ser aberto e rode comandos suportados pelo BusyBox.
  • É desejável que seja possível dar zoom para ver melhor as letras, e/ou que seja possível alterar o tamanho da fonte.
  • Será necessário garantir a entrada de comandos especiais não representados no teclado, como Ctrl + alguma letra, por exemplo.

Alguns rascunhos dão uma ideia da interface, mas são só mockups por enquanto:

Terminal no Ubuntu Phone

A Canonical ainda está trabalhando com a comunidade nos aplicativos nativos do sistema. Ideias sobre os recursos esperados e informações para os voluntários podem ser conferidas nesta página:

https://wiki.ubuntu.com/UbuntuPhone/CoreApps/Design

A base de código é a mesma do Ubuntu dos desktops, porém compilada para a arquitetura ARM. Ao ser conectado a um monitor maior o tradicional ambiente de trabalho Unity é chamado, de forma parecida com o que ocorre com Ubuntu for Android (outro projeto em desenvolvimento). O Terminal faz parte do grupo “Ubuntu Phone Core Apps”, sendo um dos apps básicos do sistema.

De acordo com uma entrevsita do Richard Collins ao Engadget, uma loja de apps pode não ficar pronta para a primeira versão do Ubuntu Phone. A informação é estranha diante dos sistemas mobile com os quais estamos acostumados, mas de qualquer forma ainda deve demorar um pouco para que o Ubuntu Phone apareça no mercado.

A Canonical vem batalhando nos bastidores para concluir sua proposta anunciada há algum tempo: levar o Ubuntu a cada vez mais lugares, de TVs a smartphones e tablets. Mais detalhes sobre o Ubuntu Phone podem ser conferidos no primeiro anúncio.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X