Nokia elimina esquema de versões do Symbian, e nada de MeeGo antes de 2011

Nokia elimina esquema de versões do Symbian, e nada de MeeGo antes de 2011

A Nokia anunciou que fez uma grande mudança em sua estratégia a partir do ponto de vista de um desenvolvedor, e que parará com o sistema de lançamento de novas versões no Symbian. A empresa se focará exclusivamente ao framework de desenvolvimento de aplicativos Qt, que permitirá a ela desenvolver softwares para as plataformas Symbian e MeeGo simultaneamente. O suporte a HTML5 também será um dos recursos fundamentais, sendo tanto o navegador quanto o sistema compatíveis com ele.

Qualquer aplicativo desenvolvido continuará compatível com os atuais dispositivos Symbian^3. Aproveitando o barco, os sufixos ^3 e ^4, que inclusive surgiram há não muito tempo, serão descontinuados, e o sistema passará a se chamar somente Symbian. Quaisquer novidades serão lançadas continuamente, através de atualizações “no ar”, ao invés de lançamentos evolucionários; ou seja, o Symbian será como mais ou menos o Debian, “rolling-release”, mas sem o lançamento de novas versões. Isso permitirá que o sistema se torne mais dinâmico.

Ao mesmo passo, o CEO da Nokia, Stephen Elop, disse durante a chamada dos resultados fiscais da empresa que o MeeGo chegará oficialmente apenas em 2011, atrasando a data inicial de que seria publicado no final deste ano. Não foram dadas razões do atraso, mas a colaboração Intel/Nokia está no momento somente adicionando suporte à dispositivos, e ainda aguarda a customização na interface pela Nokia. É esperado que o N9 (abaixo) seja o primeiro dispositivo a carregar o sistema “de fábrica”.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X