Desenvolvimento da WebAPI da Mozilla avança no Firefox para Android

Desenvolvimento da WebAPI da Mozilla avança no Firefox para Android

A Mozilla está trabalhando num sistema para smartphones e tablets baseado no Android, porém focado na web: o mecanismo de aplicativos do Android será removido. É o Boot2Gecko, já comentado por aqui (lembrando que este nome feio poderá não ser o final).

Tomando a frente do sistema, o motor do Firefox será responsável por apresentar a interface e rodar os “aplicativos” web. Será basicamente um navegador com extras, algo como o Chrome OS quer fazer nos notebooks/netbooks. Sendo assim, precisará lidar com o acesso ao hardware: aí entra a WebAPI da Mozilla.

Independente do B2G o sistema de APIs permitirá que os sites acessem recursos do hardware também no Firefox mobile para Android. Parte do trabalho está disponível nas compilações recentes do Fennec. Desenvolvedores de aplicativos e sites que se interessarem já podem começar a brincar com o sistema.

Os sites poderão acessar itens como estado da bateria, tirar fotos com a câmera, salvar dados com o IndexedDB, usar o sistema de vibração (ideal para alertas e jogos), etc. Exatamente como os apps de hoje fazem, só que pelo navegador. Dará para acessar até mesmo o mecanismo de SMS, permitindo enviar mensagens – com autorização do usuário, claro.

Outro ponto forte da Mozilla é que o controle dos dados deve ser dos usuários. Em vez de simplesmente jogar tudo na nuvem (caso da Apple e Google), a WebAPI permitirá acessar os dados dos contatos e lista de endereços também. Quem quiser poderá manter facilmente esses dados apenas no aparelho.

Exemplo de integração com a câmera

Exemplo de integração com a câmera

Uma demonstração dessa integração foi feita pelo Extreme Tech, mas alguns exemplos ainda não funcionaram:

Nesta página há mais detalhes das funções, incluindo screenshots detalhados.

A proposta da Mozilla é promissora, mas ao mesmo tempo questionável: será que muita gente toparia trocar o Android pelo Boot2Gecko, perdendo compatibilidade com a maior parte dos aplicativos Android já criados?

Pelo menos a ideia essencial é ampla: os aplicativos web rodarão nos navegadores de vários dispositivos e sistemas, desde que seus fabricantes também adotem a WebAPI. Se pegar, poderá ser um bom negócio.

De qualquer forma será mais um sistema livre (sistema final, porém com a base do Android mesmo). Se fará sucesso ou não só o tempo para dizer, já que ainda está longe de ficar pronto.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X