Windows 11 passa a mostrar aviso na área de trabalho de PCs incompatíveis

Windows 11 passa a mostrar aviso na área de trabalho de PCs incompatíveis

Um dos motivos para o bom crescimento do Windows 11 desde o seu lançamento é que a Microsoft permitiu a sua instalação em PCs não-compatíveis. A nova versão do sistema operacional da Microsoft foi projetada para rodar apenas em PCs recentes. Mas para que um número maior de pessoas pudesse testar o Windows 11 a empresa abriu exceções.

Entretanto, quando o Windows 11 roda em PCs incompatíveis, alguns recursos podem não funcionar corretamente. E talvez isso explique o motivo por trás da Microsoft ter decidido colocar um aviso na área de trabalho dos usuários com PCs não-compatíveis. A marca d’água pode servir para lembrar ao usuário de que o seu computador não atende os requisitos mínimos do sistema.

Leia também
Como instalar aplicativos Android no Windows 11?
Como atualizar para o Windows 11

Seu PC não é compatível

O aviso na área de trabalho está aparecendo na última versão release preview (build 22000.588). Ela está disponível apenas para quem participa do programa de testes Windows Insider.

A marca d’água é bem similar àquela que aparece quando o sistema não está devidamente licenciado. Ela está fixada no canto inferior direito na área de trabalho e diz o seguinte: “System requirements not met. Go to Settings to learn more.”. Em tradução literal quer dizer o seguinte: “Requisitos do sistema não atendidos. Vá às Configurações para saber mais”.

Windows 11 marca d'água

Mas aí fica o questionamento: por que a Microsoft decidiu colocar essa marca d’água? O aviso que o Windows exibe quando a licença não está ativada tem o claro intuito de fazer o usuário regularizar sua licença. Mas qual o objetivo deste novo aviso de PC incompatível? Será que a Microsoft quer forçar uma troca de computador?

Requisitos mínimos para o Windows 11

A Microsoft possui uma longa lista com os processadores compatíveis com o Windows 11. Você pode conferir todos os processadores compatíveis nos links a seguir:

Mas, resumindo, são chips Intel a partir da 8ª geração ou chips AMD com arquitetura Zen+/Zen 2 ou superior. Além disso, os chips precisam ter compatibilidade com UEFI, Secure Boot e TPM (Trusted Platform Module). Para conferir todos os requisitos com mais detalhes, basta ler este artigo.

Se o computador não atender aos requisitos mínimos ele ainda assim consegue rodar o Windows 11. No entanto, algumas funções deixarão de funcionar e pode ser que ele deixe de receber atualizações em breve. Em outras palavras, você instala sabendo que no futuro pode dar algum problema.

Windows 11

Motivos por trás da marca d’água

Desta forma, a marca d’água que está aparecendo para os usuários e lembrando que o PC é incompatível pode ter dois motivos. O primeiro é isentar a Microsoft de qualquer responsabilidade sobre eventuais problemas que venham a acontecer com o computador ou o sistema operacional. O segundo motivo pode ser simplesmente criar uma pequena “desvantagem” para quem insistir em usar o Windows 11 em um PC lançado antes de 2017.

Sejam quais forem os motivos, a marca d’água fica lá para quem quiser ver. Não há nenhuma forma oficial de tirá-la de lá. A única forma de removê-la é através de uma gambiarra que envolve mexer no Registro do Windows.

Fonte: The Verge

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X