TV Boxes apreendidas pela Receita Federal irão virar mini-PCs para escolas públicas

TV Boxes apreendidas pela Receita Federal irão virar mini-PCs para escolas públicas

Unidades de TV Boxes apreendidas pela Receita Federal serão transformadas em minicomputadores e então serão doadas para escolas públicas. Segundo nota publicada no site Gov.br, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, ficará responsável pela conversão do lote de mil unidades de TV Boxes, dispositivo que, originalmente, se destina a agregar funções smart para uma TV ou monitor. A iniciativa visa auxiliar na formação de alunos carentes que têm pouco acesso a equipamentos de informática e internet.

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já fez esse tipo de tarefa em anos anteriores, transformando mais de 1.500 unidades de TV Box em mini-PCs que foram doados às escolas públicas.

O transporte das TV Box de Natal para Juiz de Fora foi realizado pela Força Aérea Brasileira, aproveitando o deslocamento de suas aeronaves, o que gerou uma economia de recursos no transporte de 400 kg de carga, com segurança e rapidez, destaca o comunicado oficial.

O deslocamento das unidades de TV Box foi necessário, pois devido ao grande número de transformações ocorridas em MG nos últimos anos, temos na sexta Região Fiscal da Receita Federal um pequeno número de unidades disponíveis no momento, que não atenderia a demanda das instituições de ensino parceiras no projeto.

TV Boxes apreendidas

Assim como acontece com celulares, inúmeras TV Boxes também adentram ao Brasil sem o recolhimento de impostos, sem passar pelo processo de homologação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), e que também são utilizadas para usufruir da assinatura de serviços de TV a cabo ilegal, o IPTV pirata.

Recorrentemente são realizadas operações, em conjunto com a Polícia Federal, para a apreensão das unidades enquadradas como irregular. Segundo a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) cerca de 6 milhões de lares possuem acesso pirata à TV por assinatura, causando um prejuízo de R$ 15 bilhões por ano às empresas.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X