Logo Hardware.com.br
Mike Pacasi
Mike Pacasi Geek Registrado
2.4K Mensagens 94 Curtidas

LinuxBios (Coreboot) Avança! (dica)

#1 Por Mike Pacasi 27/01/2008 - 18:06
Para aqueles entusiastas em Linux que, como eu, estão pensando numa nova MoBo, é importante saber que o projeto LinuxBios (agora se chama Coreboot) está avançando, com várias MoBo's modernas suportadas, como Gigabyte, Asus, Tyan e Sun. Assim que estiver usando uma dessas eu posto aqui um review.

Benefícios:
  • 100% Software Livre (GPL), sem royalties, sem taxas de licença!
  • Rápido tempo de boot (3 segundos do power-on ao console Linux)
  • Evita a necessidade de Bios proprietária lenta, bugada.
  • Roda em modo 32-Bit protegido práticamente desde a partida.
  • Escrito e C, não contém código assembly.
  • Suporta uma larga variedade de hardware e sub-sistemas [Linux, Grub2, Etherboot, Memtest86, Plan 9, OpenBios, ADLO (boota windows, OpenBSD),etc.]
  • Outras características: netboot, console serial, remote flashing, ...
Flw!
Mike Pacasi
Mike Pacasi Geek Registrado
2.4K Mensagens 94 Curtidas
#6 Por Mike Pacasi
30/01/2008 - 09:37
dcardosoa disse:
A performance no Boot é melhor, e, como é LinuxBios, pode ser perfeitamente intregrado aos SO's (ou cargas) de Software LIvre, de forma a melhorar o desempenho, no boot, gerenciamento de energia, etc. Juntando o Coreboot com Linux e HD's de Estado Sólido (que estão entrando em "moda") poderemos ter finalmente nossas máquinas com aquele sonhado boot instantâneo (ou quase).

Um dos problemas das bios proprietárias (tenho sofrido com isso, e teve também aquele caso de falha grave nos parametros de APM, que levavam o SO a forçar o HD em modo de "uso de bateria") é que são "caixas pretas": Ao tentar diagnosticar um problema no Boot do seu SO, você não tem como saber se o problema é do SO ou da Bios, e também não tem acesso ao código da Bios (mesmo que tivesse, é em assembly.) para debugá-lo e otimizá-lou ou compatibilizá-lo.

Do ponto de vista comercial, o Coreboot (ou LinuxBios) vai permitir que os fabricantes de hardware não fiquem dependentes de licenças de bios comerciais.

Outra coisa importante para o usuário que se preocupa com a sua informação: O Coreboot não tem DRM, você tem transparência na sua máquina desde a Bios até o SO.

Edit:
Quanto ao Coreboot e projetos similares de Bios Livres virem a ser adotadas em massa no futuro, vai depender em suma da pressão dos usuários sobre o Mercado: Se os usuários se "educarem" a aprender a apreciar a liberdade, e passarem a valorizar e exigir o respeito por essa liberdade, a coisa sem dúvida vai pegar. Caso contrário, dá-lhe DRM, anti-isso, anti-aquilo, licença cara prá isso, licença cara práquilo... Nós temos o Mundo que merecemos...

Flw!
Ubuntu, Debian and Fedora User

MaxRaven
MaxRaven General de Pijama Registrado
4.2K Mensagens 111 Curtidas
#7 Por MaxRaven
30/01/2008 - 10:02
Andei olhando por lá a umas 2 ou 3 semanas, estava querendo fazer um upgrade de bios para resolver uns problemas na minha mobo velha de guerra (do mesmo grupo da pcchips e outros lixos), infelizmente ela não é suportada, mas nem o fabricante suporta ela, então....
Mas o projeto em si achei muito bacana, quem sabe numa nova maquina passe a usar, até porque essas bios são de doer, estava vendo a da minha placa, teve nada menos que 10 correções.
Mike Pacasi
Mike Pacasi Geek Registrado
2.4K Mensagens 94 Curtidas
#9 Por Mike Pacasi
30/01/2008 - 13:26
dcardosoa disse:
Sim, são mais rápidos na leitura de dados porque não dependem de partes mecânicas as quais limitam o tempo de acesso. Melhor partida (start-up) porque não tem o tal do "spin-up" ou tempo inicial de aceleração das partes móveis. Não tem movimento de cabeça para ler/gravar. Por não terem partes móveis, são resistentes a choques e vibrações e são ideais para LapTops e dispositivos móveis. Também ocupam menos espaço e são mais leves.

Os pontos (ainda) negativos são: Maior preço, mais sensibilidade a ciclos de liga/desliga e falhas bruscas (transientes) de energia, maior tempo em operações de gravação (ou deletar blocos de dados), e menores capacidades de armazenamento. Mas estas limitações estão diminuindo rápidamente com o aumento do seu uso.

Flw!
Ubuntu, Debian and Fedora User

© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal